Demora excessiva no controlo aduaneiro

Acho excessivo o tempo que as encomendas demoram a passar no controlo aduaneiro, não consigo entender como uma encomenda que é despachada de Hong Kong, chegue em 5/6 dias, e depois demore mais de 15/20 dias a chegar ao cliente, já me aconteceu demorar 3 meses.

Temos que pagar imposto? Sim senhor, concordo, mas sejam mais celeres no processo.

Outra das coisas que não dá para entender, é como encomendas chegadas a Lisboa no dia 4 de Agosto, já foram entregues ao destinatário e uma que chegou no dia 1 ainda esta para controlo aduaneiro.

A eficácia é tanta que os sites internacionais já começam a recusar envios para Portugal.

Reclamação De: Marcelo Oliveira
Email: <marceloclau@gmail.com>
Nome da Empresa a quem esta reclamação se dirige: Autoridade Tributária e Aduaneira


Publicado em Alfândega de Lisboa Delegação Aduaneira Aeroporto, Alfandega do Aeroporto de Lisboa
5 comments on “Demora excessiva no controlo aduaneiro
  1. Hugo diz:

    São incompetentes. Fiz uma reclamação ao provedor e outras entidades e piorou. Agora tenho a impresso que é perseguição a minha pessoa. Comprei na China v frescos de plástico. 26 euros. Mandei os documentos que pediram. Reteem a encomenda porque não tem o custo de envio. É ma fé porque sabem que o site não cobre nada pelo transporte. Não posso enviar um documento que não existe. Voltei a enviar, voltei a explicar. Mando factura, link do site e tido continua igual. Tem ideias a quem devo apresentar queixas formais? Se fosse de Lisboa já tinha ido la e exigido o livro…. Ma fé, mais funcionários e muito incompetentes.

  2. Luiz Teixeira diz:

    Por acaso conheço a forma de actuar das alfândegas junto dos correios, em países como a Holanda (Amesterdão), Alemanha (Frankfurt), Irlanda (Dublin), Bélgica (Zaventem) e Reino Unido (Heathrow) e posso garantir que é bem pior. Se fosse nesses países, solicitavam-lhe um documento probatório do valor do bem encomendado e, depois, usando o preço médio, aplicavam-lhe uma coima de elevado valor por falsas declarações. Como acha que em Portugal é medíocre e dá má imagem, talvez usar aqueles serviços fosse bom para saber o quanto vale Portugal. Vá lá, experimente, e depois diga se gosta mais do estrangeiro.

    • Palmieri diz:

      Eu conheco os servicos no estrangeiro e nao se ve esta vergonha estou a responder pois neste momento estou com uma encomenda de 400g um telemovel que foi enviada no 10 de junho e hoje dia 24 se encontra ainda no aéroports para ser controlada. Na semana anterior tinha recebido uma vinda de Portugal o mesmo objecto um telemovel postado em Portugal no 3 e chegado a suissa no 8 controlado pelos servicos de alfandega na suissa e somente 5 dias nao ha justificacao possivel para a maneira de funcionar de Portugal e vergonhoso a reputacao que se fazem. O mais vergonhoso e que nos pagamos um servico que fica bem longe do prometido….

  3. Luiz Teixeira diz:

    Caro Marcelo Oliveira

    A razão para a demora pode ter várias justificações.
    Em regra a razão reside no facto do produto suscitar dúvidas de ser contrafeito, o que implica a notificação do potencial lesado, a sua peritagem e decisão, para a qual existem prazos que não podem ser ignorados.
    Outra situação pode residir na dúvida se o produto integra alguma das proibições ou restrições à importação, o que pode implicar a intervenção de outros organismos com competência de acordo com o produto.
    Em ambos os casos é exigida a intervenção de terceiros, não podendo a demora ser imputada à AT.
    Daí uns receberem a encomenda de imediato e outros poder demorar mais tempo.
    Pelo registo da encomenda pode sempre acompanhar o estado desta e, solicitando aos CTT, pode saber o motivo do atraso.
    Em regra podem responder-lhe que está retida na alfândega (AT), mas se telefonar para esta, podem esclarecer as suas dúvidas.

  4. Filipe Ventura diz:

    Boas
    O que se passa contigo, acontece comigo e montes de pessoas que compram frequentemente em países extra comunitários, tal como tu, eu também já recebi 2 mails de recusa de vendas para Portugal, devido a Alfandega. O pior é que desde que tenho reclamado, o problema piorou, quase como um perseguição encetada aos artigos em meu nome, mas não podia ficar de braços cruzados, uma das vezes fui buscar uma encomenda que era uma reposição de um artigo que estava “desaparecido”, quando a fui levantar, disseram-me que tinha outro artigo do mesmo vendedor, para meu espanto, era o artigo que tinha sido enviado a dois meses exatamente igual ao artigo reposto, mas devido a não ter um numero de rastreio, talvez estivesse talvez perdido no armazém desta entidade tão competente que é a Alfandega/CTT.
    Atualmente tenho que ir a Alfandega buscar quase todos os artigos extra comunitários, ouve uma vez que em 7 artigos que eu comprei, tive que ir 6 vezes lá em duas semanas, todos eles são artigos abaixo da franquia, por vezes artigos de 10 dólares, uma das funcionarias questionou-se o porque de ir lá sempre, pois são artigos de tao baixo valor que deviam vir logo para casa, mas parece que quem é o responsável não se enxerga, ou então é uma forma de retaliação para as reclamações que eu envio.
    Todos os artigos que eu mandei vir recentemente estão selecionados “aleatoriamente” para controle aduaneiro, quase de certeza que terei que ir desalfandegar, mesmo sendo artigos abaixo da franquia, eles querem é que uma pessoa se farte, e deixe de comprar lá fora, mas ainda temos liberdade de escolha no nosso pais, e muitos dos artigos nem sequer existem em Portugal e na Europa. Os atrasos registados no controle aduaneiro só denigre a imagem de um Portugal, mal visto la fora, que quando registam estes atrasos nos controles de encomendas são monitorizados por pessoas de outras nacionalidades, que transmitem aos seus pares como o nosso pais é deficiente e medíocre, e como uma bola de neve vai se espalhando e vai afetar a imagem geral de um pais que para muitos estrangeiros é retrogrado e mal gerido.
    bem acha

Deseja eliminar a sua reclamação por algum motivo? Basta para isso enviar-nos um email a indicar qual a reclamação a eliminar para reclamacoes.net@sapo.pt

Reclamações: Empresas de A a Z